Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

DISPONÍVEL AGORA: Lançamento do DSpace 7

A primeira versão de visualização do DSpace 7 está disponível para download, teste e feedback.

O DSpace 7 traz para a DSpace uma interface de usuário única e moderna, com o REST API, além de integrar padrões tecnológicos e melhores práticas atuais. Essa nova interface do usuário se combina com o backend principal existente do DSpace 6, resultando em um repositório enxuto, responsivo e da próxima geração.

Esta primeira versão de visualização fornece um primeiro olhar das diversas novas funcionalidades que fazem do DSpace 7 o maior esforço de desenvolvimento na história do software:

  • Novo Angular UI, que é moderno, responsivo e constrói usando um tema Bootstrap de fácil customização.
  • Um REST API completamente redesenhado, que é auto-documentável e navegável.
  • Submissões e workflows redesenhados, com um processo de envio de uma página com uma interface de arrastar e soltar e extração automática de metadados a partir de formatos comuns, como PDFs.
  • Entidades configuráveis, com um novo tipo de item opcional inspirado no projeto DSpace-CRIS, que permite relações complexas vinculadas entre itens. O DSpace 7 incluirá a opção de implementar essa funcionalidade para dois casos de uso populares na comunidade do DSpace:
    • Hierarquia de Periódicos: crie e vincule objetos com um periódico, um volume, uma publicação, um artigo e um autor.
    • Faculdades e Unidades Organizacionais: uma opção leve, semelhante ao CRIS, para representar Projetos, Corpo Docente, Departamento/Unidade, Publicação, etc.

As entidades configuráveis ajudam a alinhar melhor as recomendações do DSpace com o Repositório de Próxima Geração relacionadas aos Identificadores, bem como o alinhamento com o OpenAIRE v4.

O DSpace 7 baseia-se no DSpace 6 para criar um repositório moderno e focado no futuro. A reestruturação de backend do DSpace 6 foi mantida e combinada com os recursos acima para criar um repositório poderoso projetado para atender às necessidades atuais do usuário e planejar padrões futuros.

O DSpace 7 é a primeira versão do DSpace a ser desenvolvida usando práticas de desenvolvimento orientadas a testes, projetadas para identificar e resolver problemas no início do processo de desenvolvimento e levar a versões mais estáveis. Também é a primeira versão a usar um modelo de grupo de trabalho para decisões relacionadas ao design e ao desenvolvimento.




Nós precisamos da sua ajuda!

Se você tiver interesse em testar e fornecer feedback sobre essa versão de visualização e lançamentos futuros do DSpace 7, assista o seminário on-line recente “DSpace Docker for Repository Managers: Running Any Version of DSpace from your Desktop.”

Além de testes, outras áreas em que todas as contribuições são bem-vindas:

  • Traduzindo a interface do usuário do DSpace para o seu idioma
  • Trabalhando na documentação do DSpace 7


Faça o Download da primeira versão do DSpace 7: https://wiki.duraspace.org/display/DSPACE/DSpace+7+Preview+Release

Se você perceber qualquer erro ou problema com a versão de visualização, informe-nos imediatamente no nosso rastreador de problemas: https://jira.duraspace.org/browse/DS

Esperamos uma versão de pré-visualização aprimorada neste inverno, e o lançamento do DSpace 7 Beta e as informações sobre o Testathon do DSpace 7 serão anunciados ainda este ano. Saiba mais na página DSpace 7 Release Status.

Um grande agradecimento à Comunidade DSpace por todo o trabalho que levou a esta primeira versão, particularmente o Grupo de Trabalho do DSpace 7, o Grupo de Trabalho de Entidades, os Comitês do DSpace e os grupos de Liderança e Direção do DSpace.

  • No labels